Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A regionalização do território brasileiro

O que é regionalizar?   
        Regionalizar o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças paisagísticas e a organização sócio-econômica das diversas áreas.
Por que regionalizar?

Para descentralizar a administração e, assim
, melhor planejar as ações governamentais, ela é usada para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território.


Atualmente, o Brasil tem 26 estados e o  Distrito Federal distribuídos em cinco grandes regiões. Para fazer parte de uma mesma região os estados precisam apresentar características comuns. 
Brasil  - Regiões  Administrativas IBGE 

A regionalização dos complexos regionais , elaborada na década de 1960 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, considera características históricas, naturais e econômicas sem se preocupar com as fronteiras políticas interestaduais.

                                                            As  regiões  geoeconômicas
 


   

 A proposta de regionalização do país promovida pelo geógrafo Milton Santos,considera o processo de globalização.    Na Região concentrada os investimentos em desenvolvimento científico e tecnológico aplicados a modernas formas de agricultura, indústria e serviços são maiores que nas demais regiões.

                                                                                                            (fonte: google)

Complexos Regionais do Brasil

Existe outra forma de regionalizar o Brasil, de uma maneira que capta melhor a situação sócio-econômica e as relações entre sociedade e o espaço natural.

Trata-se da divisão do país em três grandes complexos regionais: o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia.

Ao contrário da divisão regional oficial, esta regionalização não foi feita pelo IBGE. Ela surgiu com o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger no final da década de 60, nela o autor levou em consideração o processo histórico de formação do território brasileiro em especial a industrialização, associado aos aspectos naturais.   A divisão em complexos regionais não respeita o limite entre os estados.   Essa reginalização é  muito útil para a geografia, porque ajuda a contar a história da produção do espaço brasileiro.

CARACTERÍSTICAS DA REGIÕES:

O Nordeste foi o pólo econômico mais rico da América portuguesa, com base na monocultura da cana de açúcar, usando trabalho escravo. Tornou-se, no século XX, uma região economicamente problemática, com forte excedente populacional. As migrações de nordestinos para outras regiões atestam essa situação de pobreza.

O Centro-Sul é na atualidade o núcleo econômico do país. Ele concentra a economia moderna, tanto no setor industrial como no setor agrícola, além da melhor estrutura de serviços. Nele se também a capital política do país.

A Amazônia brasileira é o espaço de povoamento mais recente, ainda em estágio inicial de ocupação humana. A área está coberta por uma densa floresta, com clima equatorial, que dificulta o povoamento. Os movimentos migratórios na direção desse complexo regional partem tanto do Centro-Sul como do Nordeste, sendo que hoje a região mais recebe população.

Essa é uma visão superficial da organização do espaço geográfico brasileiro. Ela resume as principais características naturais e humanas de cada uma dessas regiões. Por serem vastas áreas, esse complexos regionais, registram profundas desigualdades naturais, sociais e econômicas .

As regiões apresentam diferenças entre si e variedade interna de paisagens geográficas
.




(fonte : google)

domingo, 5 de junho de 2011

5 de Junho dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em Estocolmo na Suécia em 1972.  Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Lembrem-se ! Um mundo melhor começa na nossa casa. Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença.