O Poder Executivo executivo é chefiado ou pelo presidente da República, na esfera federal, ou pelo governador, na estadual, ou pelo prefeito, na municipal. A função desse poder é planejar e fiscalizar o cumprimento das políticas públicas. Isso quer dizer que é o poder Executivo que faz os serviços funcionarem e as obras serem realizadas. O presidente e o vice presidente são eleitos diretamente para mandatos de quatro anos, podendo disputar apenas uma reeleição. Os ministros são escolhidos pelo presidente. Sua sede oficial é o Palácio do Planalto, em Brasília.
O Palácio do Planalto é a sede do poder executivo.
O Poder Legislativo é responsável não só pela elaboração das leis que regulam as atividades da sociedade em geral e a ação do poder Executivo, como também pela fiscalização do Executivo no cumprimento dessas leis. É constituído pela Câmara dos Deputados e pelo Senado - que constituem o Congresso Nacional - na esfera federal; pelas Assembléias Legislativas, nos estados; e pelas Câmaras de Vereadores, nos municípios. Representantes do povo, os deputados, são eleitos para mandatos de quatro anos em cada unidade da federação, em número proporcional à população. Os Senadores, representantes dos estados, são eleitos para mandatos de oito anos, em número de três por unidade da federação.
O Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo, divide-se em
Câmara dos Deputados (concha voltada para cima) e Senado (concha voltada para baixo).
O Poder Judiciário é representado pelos tribunais, verifica se os demais poderes estão atuando de acordo com a Constituição. O Supremo Tribunal Federal (STF) é seu órgão máximo, formado por onze juízes nomeados pelo presidente e aprovados pelo Senado. Aos tribunais cabe decidir sobre a aplicação das leis do país, sendo o guardião das leis e da Constituição, cuja sede oficial é o Palácio da Justiça.
Palácio da Justiça -STF - Supremo Tribunal Federal, sede do poder judiciário.
(Fonte: Clickeducação e imagens google)