Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os Três Poderes

A república Federativa do Brasil organiza-se com base na divisão de poderes. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são independentes e desempenham funções definidas pela Constituição.Os diferentes níveis de governo atuam com o objetivo de encontrar soluções para os problemas coletivos.

O Poder Executivo executivo é chefiado ou pelo presidente da República, na esfera federal, ou pelo governador, na estadual, ou pelo prefeito, na municipal. A função desse poder é planejar e fiscalizar o cumprimento das políticas públicas. Isso quer dizer que é o poder Executivo que faz os serviços funcionarem e as obras serem realizadas. O presidente e o vice presidente são eleitos diretamente para mandatos de quatro anos, podendo disputar apenas uma reeleição. Os ministros são escolhidos pelo presidente.  Sua sede oficial é o Palácio do Planalto, em Brasília.
O Palácio do Planalto é a sede do poder executivo.

O Poder Legislativo é responsável não só pela elaboração das leis que regulam as atividades da sociedade em geral e a ação do poder Executivo, como também pela fiscalização do Executivo no cumprimento dessas leis. É constituído pela Câmara dos Deputados e pelo Senado - que constituem o Congresso Nacional - na esfera federal; pelas Assembléias Legislativas, nos estados; e pelas Câmaras de Vereadores, nos municípios.   Representantes do povo, os deputados, são eleitos para mandatos de quatro anos em cada unidade da federação, em número proporcional à população. Os Senadores, representantes dos estados, são eleitos para mandatos de oito anos, em número de três por unidade da federação. 
     O Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo, divide-se em
Câmara dos Deputados (concha voltada para cima) e Senado (concha voltada para baixo).

 
O Poder Judiciário é representado pelos tribunais, verifica se os demais poderes estão atuando de acordo com a Constituição. O Supremo Tribunal Federal (STF) é seu órgão máximo, formado por onze juízes nomeados pelo presidente e aprovados pelo Senado.  Aos tribunais cabe decidir sobre a aplicação das leis do país,  sendo o guardião das leis e da Constituição,  cuja sede oficial é o Palácio da Justiça. 
Palácio da Justiça  -STF - Supremo Tribunal Federal, sede do poder judiciário.


(Fonte: Clickeducação e imagens google)