Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Formação do Território Brasileiro

Para compreendermos a configuração do território brasileiro, precisamos resgatar a história.


O TRATADO DE TORDESILHAS de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa.   De acordo com o Tratado de Tordesilhas, as terras situadas a leste do meridiano pertenciam a Portugal, e as terras a oeste dessa linha pertenciam a Espanha.

AS CAPITANIAS HEREDITÁRIASEm 1534 o rei de Portugal decidiu repartir o Brasil em lotes (15) – as capitanias hereditárias que iam do litoral até o limite estipulado pelo Tratado de Tordesilhas ,doando-os em caráter vitalício e hereditário aos cidadãos da pequena nobreza  portuguesa, os donatários. Eles tinham por obrigação governar, colonizar, resguardar e desenvolver a região com recursos próprios e enviar parte das riquezas ao reino de Portugal.       O sistema de capitanias hereditárias não funcionou, com exceção em duas delas: São Vicente e Pernambuco. Entre os fatores que explicam o fracasso do sistema, podemos citar a distância de Portugal e a falta de apoio financeiro.


O TRATADO DE MADRI Com o avançar da colonização portuguesa e espanhola nas terras americanas, a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas passou a ser desrespeitada. A atividade dos bandeirantes e a criação de gado no Brasil começaram a se expandir para oeste, ou seja: invadindo o território espanhol. Em consequência, houve uma série de conflitos políticos entre Portugal e Espanha. Para resolver os problemas baseados na transgressão de um acordo assinado em 1494, portugueses e espanhós se reuniram na cidade espanhola de Madri em 1750 para acertar os novos limites entre as colônias na América. O novo compromisso ficou então conhecido com o nome de Tratado de Madri. A assinatura do novo tratado encerrou os conflitos entre os dois países e delimitou  praticamente as fronteiras com os países sulamericanos que conhecemos hoje no Brasil.

(Fonte: google)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Brasil, o 5º país mais extenso do mundo

O Brasil é um dos países mais extensos do mundo, com uma área de 8 514 876 km². Essa imensidão de terras constitui o território do nosso país, isto é, a porção do espaço terrestre sobre a qual a nação brasileira exerce domínio e soberania. O Brasil é o quinto maior país do mundo em território.
O território brasileiro tem a característica de ser continuo. Com exceção de algumas ilhas oceânicas. Entretanto, existem alguns países no mundo cujo território é descontinuado.

O território brasileiro ocupa cerca de 1,6% da superfície terrestre; 5,7% das terras emersas; 21,5% do continente americano; e 47% do território sulamericano.
Imagens (google)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Apresentação

Olá turmas!

Um ano novo se inicia,  novos professores, novos desafios e muitas expectativas não é mesmo?
Minha dica é entusiasmo e muito compromisso para um ano cheio de descobertas e conhecimento.


    
Neste ano vocês vão estudar de forma mais detalhada a geografia do Brasil. Aprenderão como se formou o território brasileiro, suas características naturais, sua economia, sua população, informações sobre vários lugares entre outros temas. A participação de todos será muito importante para a compreensão da realidade brasileira.
Compromisso e bom estudo!
Profª Marisa