Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Biomas Brasileiros - Mapa


                                                                     ( fonte :google)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Imagens Região Norte

Olá turmas!
Anexo algumas imagens para complementarem nossas aprendizagens sobre as características e costumes da Região Norte do Brasil.  Fiquem a vontade para escolher outras ou substituir se quiserem.
vitória-régia

encontro das águas

urucum

sucuri

extração do látex

BR-230 - Transamazônica
BR 230 - Transamazônica

Hidrelétrica  Tucuruí -PA


Bacia hidrográfica do Amazonas


Pororoca

Palafita - moradia típica dos povos ribeirinhos

Boi Bumbá - Garantido e Caprichoso



                                 cerâmica marajoara                                                         mapa - Ilha de Marajó

Pirarucu

Guaraná
castanha do Pará

Artesanato de Capim Dourado
           Boto cor de rosa
Chico Mendes

Irmã Dorothy Stang

Imagem de satélite - devastação da Floresta

Teatro Amazonas - Manaus


Biopirataria

segunda-feira, 26 de março de 2012

Estudo divertido - América do Sul - Político


Quer testar seus conhecimentos sobre a localização dos países da América do Sul ?
Então acesse o link , espere carregar o jogo e divirta-se!


http://www.gamegape.com/pt-PT-61612-geography-game-south-america.html

 fonte: google

domingo, 11 de março de 2012

domingo, 4 de março de 2012

Limites e Fronteiras


Os países  apresentam limites que os separam dos vizinhos. Esses limites indicam os lugares onde termina o território de um país e começa o de outro. 


O termo limite é muitas vezes utilizado como  sinônimo de fronteira. Contudo a ideia de fronteira é mais apropriada para designar uma faixa do território de um país que se estende ao longo da linha limite.


Os limites são estabelecidos, na maioria das vezes, por acordos e tratados entre dois ou mais países.  Por meio desses acordos, são criadas as linhas imaginárias que podem ser definidas por características naturais ou artificiais.


Vejamos:


Limites Naturais: são aqueles que não foram criados pelo homem. Exemplos: rio, florestas, bosques, montanhas, cachoeiras, etc., podem separar um lugar do outro.
Limites Artificiais: São os criados pelo homem. Exemplos: ruas, avenidas, postes, placas, muros, paredes, cercas, linhas imaginárias, etc., podem separar um lugar do outro.

Devemos distinguir os dois termos que impropriamente são utilizados como sinônimos:

LIMITE:  está ligado ao uma concepção precisa, linear e perfeitamente definida no terreno.
FRONTEIRA: É mais abrangente e se refere a uma região ou faixa ao longo do limite
                                                               (Mapa fonte: caderno do aluno 6ª/ 1º bimestre - SEESP)
Fazer fronteira com muitos países, como no caso do Brasil pode  apresentar:

Vantagens: facilita a formação de blocos comerciais com os países próximos, a fim de facilitar o processo de produção, importação e exportação de mercadorias.

Desvantagens: dificuldade do governo para controlar e fiscalizar as fronteiras terrestres, tentando impedir o tráfico de armas e drogas, o contrabando e a imigração ilegal.



(Fonte:   LUCCI, Elian Alabi e BRANCO, Anselmo Lazaro.  Geografia Homem & Espaço  7º ano Capítulo 2 – Brasil: formação territorial e questões ambientais )

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Formação do Território Brasileiro

Para compreendermos a configuração do território brasileiro, precisamos resgatar a história.


O TRATADO DE TORDESILHAS de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa.   De acordo com o Tratado de Tordesilhas, as terras situadas a leste do meridiano pertenciam a Portugal, e as terras a oeste dessa linha pertenciam a Espanha.

AS CAPITANIAS HEREDITÁRIASEm 1534 o rei de Portugal decidiu repartir o Brasil em lotes (15) – as capitanias hereditárias que iam do litoral até o limite estipulado pelo Tratado de Tordesilhas ,doando-os em caráter vitalício e hereditário aos cidadãos da pequena nobreza  portuguesa, os donatários. Eles tinham por obrigação governar, colonizar, resguardar e desenvolver a região com recursos próprios e enviar parte das riquezas ao reino de Portugal.       O sistema de capitanias hereditárias não funcionou, com exceção em duas delas: São Vicente e Pernambuco. Entre os fatores que explicam o fracasso do sistema, podemos citar a distância de Portugal e a falta de apoio financeiro.


O TRATADO DE MADRI Com o avançar da colonização portuguesa e espanhola nas terras americanas, a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas passou a ser desrespeitada. A atividade dos bandeirantes e a criação de gado no Brasil começaram a se expandir para oeste, ou seja: invadindo o território espanhol. Em consequência, houve uma série de conflitos políticos entre Portugal e Espanha. Para resolver os problemas baseados na transgressão de um acordo assinado em 1494, portugueses e espanhós se reuniram na cidade espanhola de Madri em 1750 para acertar os novos limites entre as colônias na América. O novo compromisso ficou então conhecido com o nome de Tratado de Madri. A assinatura do novo tratado encerrou os conflitos entre os dois países e delimitou  praticamente as fronteiras com os países sulamericanos que conhecemos hoje no Brasil.

(Fonte: google)